Conhecer a ti mesmo? Considerações sobre a autoestima
- Psicóloga Mayara T. Barbosa
- 28 de fev. de 2018
- 1 min de leitura
A autoestima é algo extremamente importante e que é construída a partir das nossas primeiras experiências, o que pode refletir na vida adulta: nas nossas decisões, em como lidamos com os nossos relacionamentos ou em como encaramos os problemas no trabalho, entre outros.
Muitas vezes, pode-se ver abalada por situações que envolvam frustrações, decepções e situações de perda, porém o que mais pode interferir na saúde e modo de lidar é a falta de reconhecimento de si mesmo.

Com a autoestima baixa, a pessoa pode se ver incapaz de realizar atividades que deseja executar, o que pode vir atrelado ao sentimento de insegurança, podendo levar a relacionamentos destrutivos ou de dependência, por exemplo.
Há uma busca incessante por aprovação e reconhecimento do outro, onde os interesses tornam-se movidos pelo que as pessoas vão achar; com isto os verdadeiros anseios permanecem implícitos no fundo do inconsciente.
Um dos primeiros passos para encontrar o que se oculta é o autoconhecimento: “conheça-te a ti mesmo”, descobrir ou redescobrir capacidades e limites, ou como o próprio Freud diria “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”.
Autoconhecer-se pode não ser uma “tarefa” muito fácil, para isso existem profissionais treinados para atuar na escuta e manejo de questões como esta, pensando em saúde e qualidade de vida, busque auxílio profissional, consulte um psicólogo.









Comentários